As livrarias tradicionais (pequenas e grandes) correm o risco de ficarem de fora do sistema de venda de ebooks
Os clientes entram nos sites da concorrência, compram os ebooks, fazem os downloads e lêem.
Nesta sequência deixa de haver lugar para as livrarias físicas, os tradicionais “intermediários” entre editoras e clientes…
Com a agravante que já se podem comprar ebooks diretamente ao autor, em sistema de “print-on-demand” (na Lulu.com, Bubok.pt, Amazon, etc).
Há, no entanto, oportunidades que as livrarias tradicionais poderão explorar, como aconselhamento/apoio à compra online, sugestões, cartões digitais de oferta, “print-on-site”, pedidos/edições especiais, e outras soluções criativas.
É indispensável, primeiro que tudo, montar a incontornável loja digital online, complementar à loja física, para atender esta nova vaga de “clientes virtuais”
Ignorar a concorrência online e o crescimento do mercado de ebooks é a receita para fechar as portas (ainda) mais rapidamente.
Uma biblioteca escolar como muitas outras neste país de mar, aberta ao sonho, à maravilha, mas com pés na terra, atenta à rápida evolução do modo como se constrói o conhecimento.
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